skip to Main Content
A Importância Dos Relatórios Contábeis Na Tomada De Decisão

A importância dos relatórios contábeis na tomada de decisão

Tatiana Linardi, Gerente de Departamento Contábil da MG Contécnica

A contabilidade é parte integrante do cotidiano das organizações e hoje em dia se torna necessário a presença de um profissional contábil para agregar e orientar no gerenciamento das decisões por meio dos relatórios contábeis, como balanço patrimonial e DRE.

O método de tomar decisões surge dos dados e informações disponibilizados à contabilidade e é de extrema importância que os mesmos sejam reais e sólidos para que os demonstrativos estejam fidedignos a realidade da empresa, de nada adianta se basear em relatórios incompletos e sem qualidade.

Falando de contabilidade gerencial, a mesma fornece instrumentos aos administradores de empresas, auxiliando e orientando nas decisões do dia a dia, também são muito usados por gerentes, fornecedores, sindicatos, investidores, governo etc.

Também podemos verificar a situação financeira e econômica da empresa pelo balanço, analisando índices de liquidez:

  • Liquidez Imediata: indica o percentual da dívidas de curto prazo, que poderá ser resgatado mediante o disponível;
  • Liquidez Corrente: relação entre Ativo Circulante e Passivo Circulante;
  • Liquidez Seca: indica percentual da dívida de curto prazo;
  • Liquidez Geral: detecta condições financeiras a longo prazo.

Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente à suas obrigações.

Existem muitas outras análises financeiras e gerenciais que os gestores podem verificar com as demonstrações contábeis, podendo comparar vários períodos e assim acompanhar a situação financeira, econômica e administrativa da empresa.

O relatório contábil é peça chave para que você garanta a saúde financeira de sua empresa, bem como ser o seu maior aliado para tomar qualquer decisão.

Back To Top