Gestão e liderança: Atitudes e posturas que vão melhorar sua performance

Se você deseja saber quais são os indicadores chave de performance no varejo supermercadista, leia o artigo anterior.

No último artigo, foi falado que fazer um monitoramento constante através dos indicadores chave de performance é muito importante, mas somente isso não é o suficiente. O que vai garantir os seus resultados, são um conjunto de atitudes e posturas relacionados a gestão do seu negócio.

E quais são essas atitudes e posturas:

  1. Pontualidade na produção dos indicadores – A empresa precisa ter acesso, periodicamente, aos indicadores que serão monitorados através de relatórios e análise claras, que serão distribuídos para os gestores.

O líder de uma organização precisa ser rigoroso com a equipe e não aceitar desculpas como: “O relatório de vendas ainda não foi produzido porque as vendas de um dos caixas não subiram”.

Todos os dias até às 9h00 da manhã os gestores já devem estar de posse das informações, relatórios e análises, relativas aos indicadores de performance, para que possam tomar decisões e as providências necessárias.

  1. Cobrança – Os gestores têm que ser cobrados! Não faz nenhum sentido definir um caminho que a empresa precisa seguir e isso não acontecer. Os diretores e gerentes precisam cobrar e serem cobrados.

Muitas vezes a empresa cria um relatório importante, ou um indicador que é chave para o negócio, e depois de algum tempo descobre-se que ele parou de ser produzido e ninguém se deu conta, isso acontece por falta de cobrança. O que não é importante para você, também não é importante para sua equipe.

  1. Matriz de responsabilidades – Para cada um dos indicadores de performance, defina sempre que possível dois responsáveis que serão cobrados simultaneamente.

Exemplo: Cobre a área de operações e a área comercial, pelas vendas. A área de operações enxerga as vendas por loja. Já a área comercial enxerga as vendas por categorias.

Outros exemplos: Cobre a área de prevenção de perdas e a área de operações pelas quebras. Cobre a área de operações e a área comercial pela margem, rupturas e estoques.

  1. Reunião periódica – Uma vez por semana, a equipe comercial e de operações, deve se reunir para discutir os resultados passados, avaliar os indicadores de performance e definir as ações futuras.

Essa reunião não pode se transformar numa “máquina de moer carne”, onde as pessoas são cobradas de modo deselegante e desrespeitoso. Contudo é necessário que as boas performances sejam comemoradas, e a más sejam avaliadas, compreendidas, estudadas, a fim de que as áreas comerciais e de operações possam juntas decidir o que será feito para corrigir os rumos, se necessário for.

  1. Alavancas de mudança – Muitas vezes temos um excelente funcionário que não tem experiência suficiente para promover mudanças de melhoria na performance.

Esse funcionário precisa ser ensinado, é papel do líder fazer isso. Àquele que conduz uma equipe cabe ensinar o que deve ser feito, para reduzir os estoques sem gerar rupturas, aumentar as vendas sem reduções no mix de margem, melhorar o fluxo de clientes e fidelizá-los etc.

  1. Incentivo e punição – A equipe deseja que os bons sejam incentivados e os maus sejam punidos. Isso pode parecer duro demais, mas o seu cliente e o mercado onde você atua não serão bonzinhos com a sua empresa.

O mercado premia e incentiva as boas organizações dando-lhes mais lucro e mais prestígio. Da mesma forma, o mercado castiga as organizações ruins, reduzindo a sua clientela e os seus lucros, ou levando-a a completa extinção.

Implante na sua organização um sistema que identifique as boas performances e premie os bons funcionários.

Se a sua empresa implantar os indicadores chave de performance e adotar as atitudes acima, seus resultados com certeza vão melhorar.

Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso blog e fique por dentro de assuntos importantes para segmento varejista.

 

    Quer falar com um especialista sobre o assunto ou ter outras informações?Preencha o formulário abaixo e esteja 100% atualizado.

    Nome*

    E-mail*

    Empresa*

    Cargo


    MG WEB CONTÁBIL E FISCAL

    Faça seu login na Web Fiscal Contábil da MG Contécnica e tenha mais comodidade para resolver questões relacionadas ao Departamento Fiscal, Sistema Cadastral e Downloads de Materiais exclusivos para clientes.

    MG WEB DEPTO. PESSOAL

    Faça seu login na Web DP da MG Contécnica e tenha mais comodidade para resolver questões do Departamento Pessoal.

    Descrição da vaga