skip to Main Content
IR2019: Caí Na Malha Fina, E Agora?

IR2019: caí na malha fina, e agora?

São vários os motivos que levam o contribuinte a cair na malha na fina, desde um erro de digitação à falta de inclusão de algum rendimento próprio ou até muitos gastos de saúde declarados, que podem ser classificados como suspeito pela Receita.

O próprio sistema da receita identifica o contribuinte que caiu na malha fina e qual erro deve ser corrigido. Há situações que podem ser corrigidas online, contudo, há também situações em que é preciso ir até uma das unidades da Receita Federal.

Para o contribuinte que caiu na malha fina é possível enviar uma declaração retificadora, antes mesmo da Receita convocar oficiante o contribuinte, já que nessa caso ele estará sujeito ao pagamento de uma multa (75% sobre o imposto devido, mais Selic).

No trigésimo sétimo episódio da série Contabilizando em 3 Minutos, Alexandra De Assis, Gerente Operacional da MG, orienta o contribuinte que caiu na malha fina.

A série de episódios Contabilizando em 3 Minutos, pretende simplificar processos técnicos contábeis, tributários, trabalhistas e empresariais e, ainda, trazer informações úteis para o planejamento e gerenciamento adequado do seu negócio.

Quer ter sucesso na gestão empresarial? Inscreva-se no nosso canal e acompanhe nossa série.

Back To Top