skip to Main Content
Os Primeiros Passos Para Abrir Uma Empresa

Os primeiros passos para abrir uma empresa

Alexandra de Assis, Gerente Operacional da MG Contécnica

A abertura de uma empresa é o princípio para a formalização de um negócio, portanto deve ser iniciada de forma segura. O primeiro passo é avaliar se os sócios ou o titular da empresa possui aptidão para o ramo em que pretende atuar e também se estão desimpedidos para tal finalidade.

É indispensável realizar uma pesquisa de mercado, mesmo que informalmente, para o estudo do ramo de atividade e localização da empresa. Após decidir as informações relacionadas ao tipo de negócio, quadro societário e localização é hora de procurar um contador de confiança para iniciar os procedimentos de registro da empresa.

Um bom contador será indispensável para a decisão do melhor tipo jurídico e enquadramento tributário de sua empresa. Primeiramente será feito uma pesquisa de nome na Junta Comercial ou Cartório e a seguir uma consulta prévia de viabilidade do endereço da empresa na Prefeitura Municipal. Este procedimento é necessário para verificar se o endereço permite a realização de determinada atividade econômica no local pretendido.

Após a elaboração do contrato social, considerando todos os aspectos societários, este documento primitivo deverá ser levado a registro na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas da jurisdição da empresa. Não havendo nenhuma divergência após o registro do contrato social, será liberado o CNPJ e a Inscrição Estadual.

Após esses registros será necessário também formalizar a inscrição na Prefeitura Municipal e na Previdência Social.

Não deixe também de registrar sua marca, pois muitos empreendedores, após a consolidação do negócio, acabam descobrindo que o seu produto ou nome comercial já havia sido registrado por outro empresário do mesmo setor e se vê obrigado a mudar depois de tudo pronto, sofrendo as consequências e também os desgastes de não se antecipar com uma providência que considerava desnecessária até aquele momento.

Uma atenção especial também deve ser oferecida ao Marketing, para o início do negócio, como por exemplo, referente ao logotipo e a divulgação. O investimento em Marketing pode apresentar a sua empresa para o mercado, estruturando a imagem e o produto.

Procure fazer um planejamento financeiro, pois pode representar o início estruturado de um bom negócio. Seja conservador e controlado, evitando assim sobressaltos no decorrer do investimento inicial.

Tudo pronto? Agora é hora de começar a funcionar.

 

Back To Top